Prazo para opção pelo Simples Nacional em 2021

As Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) que pretenderem optar pela tributação no regime do Simples Nacional devem se atentar ao prazo para adesão.

As empresas já em atividade poderão solicitar essa opção até o último dia útil desse mês (29/01/2021). Se deferida, a vigência retroagirá à 01/01/2021. É importante ressaltar que as já optantes não necessitam fazer solicitação novamente, pois a renovação é automática. Apenas precisam solicitar aquelas que foram excluídas do regime.

As empresas que estão iniciando recentemente as atividades tem 30 dias do último deferimento da inscrição (municipal ou estadual), desde que não tenham decorrido 180 dias (para abertura em 2020) ou 60 dias (abertura em 2021) contados da inscrição no CNPJ. As empresas que iniciarem posteriormente as suas atividades poderão optar por esse regime apenas em janeiro de 2022.

Apesar de o Simples Nacional ser o regime mais comum, pode não ser o melhor para sua empresa. Ao optar por esse regime, talvez arque com uma carga tributária mais alta, principalmente por não aproveitar créditos.

Cada empresa é única, a sua tributação deve ser escolhida conforme a sua realidade.

 

Por Verônica Gori – OAB/GO 60.192